Tenho ouvido muita coisa ser dita a respeito dos Orixás, muitas pessoas não sabem exatamente o que são e representam.

Em alguns lugares uns são cultuados e em outros não, fora a tendência que existe em torná-los humanos. 

 

Mas então o que são Orixás?

 

Orixás não são espíritos, são forças cósmicas que atuam sobre a natureza do planeta e são emanadas por essa própria natureza. Tomemos como exemplo Oxossi: Todos os Umbandistas sabem que Oxossi é o Orixá das matas, do verde, de natureza telúrica. Sua energia é encontrada nas florestas, nos vegetais.Então a energia cósmica Oxossi emana sobre o planeta através destes elementos.Assim uma árvore é um foco emanador da energia cósmica Oxossi, como uma pedreira é um foco emanador da energia cósmica Xangô, o mar, os oceanos, focos da energia cósmica Yemanjá, os minerais do planeta focos da energia cósmica Ogum e assim por diante em relação a todos os Orixás que atuam sobre o nosso planeta.

 

É interessante observar que eles existem e são aceitos por outras culturas apenas com nomes diferentes. Estão também nas Mitologias dos povos antigos, basta ler alguma coisa sobre os deuses da antiguidade e vocês encontrarão a energia dos Orixás reconhecidas por esses povos.

 

Arquétipos:

 

Então entendido que nós sofremos influências dos Orixás por pertencermos à natureza do planeta em que vivemos; A estas influências se dá o nome de arquétipos. É claro que segundo nossa própria natureza espiritual somos influenciados em maior ou menor grau por este ou aquele Orixá e segundo nossa própria natureza, mais por aquele que melhor se afiniza com ela.Temos aí o que se chama na Umbanda o nosso pai de cabeça.

Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com